O Município de Paranaíba foi representado, no dia 20 de setembro, no Fórum de Gestores e Dirigentes Públicos Municipais de Cultura de Mato Grosso do Sul, realizado na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) de Campo Grande, pela secretária de Cultura, Débora Queiroz, e chefe de divisão de Cultura, Diego Rafael de Queiroz Rodrigues, com a finalidade de terem conhecimento de projetos e editais de atendimento às diversas ramificações do setor.
Os principais objetivos do Fórum são a retomada do Prosimc, que é o projeto de apoio à estruturação dos Sistemas Municipais de Cultura, e a integração das políticas públicas estaduais com os municípios, ou seja, abrir um canal de comunicação do Estado com os municípios. Na oportunidade, a secretária, assim como todos os dirigentes de Cultura do Estado presentes, fez uma breve apresentação e destacou a importância do auxílio à Cultura no período de pandemia de COVID, da retomada dos projetos e dos desafios enfrentados.
Abrindo a reunião, a diretora geral da Fundação de Cultura, Mariana Rondon, explicou aos presentes que uma das competências da Fundação de Cultura de MS é prestar auxílio aos municípios. “Neste momento de retomada, a sociedade pede um olhar com mais carinho para a cultura, pois a retomada não é só dos eventos culturais, mais também uma retomada da economia. O governador Reinaldo Azambuja teve esse olhar ao lançar o pacote da Retomada. Desejo que todos tenham um bom aproveitamento neste evento”.
O diretor-presidente da Fundação de Cultura, Gustavo Cegonha, atua há mais de 30 anos na área cultural e considera ser um desafio estar à frente a Fundação da Cultura. Ele elencou as diversas ações que foram realizadas pelo órgão no período de sua gestão, como a Lei Aldir Blanc, o Mapa Cultural, entre outros. “Só temos a agradecer ao governador Reinaldo Azambuja, que em todo o momento atendeu às nossas demandas. Estamos num momento de valorização e apoio aos gestores culturais. Vamos juntos desenvolver uma política cultural democrática que possa atender a todos”.
Também fizeram parte do Fórum: a deputada estadual Mara Caseiro; o diretor-presidente da Fundação de Turismo, Bruno Wendling; o secretário estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel; o secretário adjunto da Secic, Eduardo Romero; o secretário estadual de Cidadania e Cultura, João César Matogrosso.
Na reunião foi apresentada a nova estrutura da Secretaria de Cidadania e Cultura de MS, e num segundo momento, a ideia é oferecer cursos e oficinas por meio do Fórum para integrar os municípios com os editais públicos e as ações da Cultura do Estado. Foi feita uma pequena apresentação dos Editais da Fundação de Cultura de MS e do Sistema Estadual de Bibliotecas.
A primeira etapa de capacitações do Prosimc para os gestores municipais de Cultura inicia em outubro e seguem até dezembro de 2021. A programação será divulgada em breve pela Fundação de Cultura.
Por Luana Chaves
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Governo de MS reúne bancada federal para definir distribuição de emendas e projetos pri...
Governo de MS avança na regionalização da saúde com entrega de UTI cardiológica no HR...
Agentes municipais de trânsito de Três Lagoas receberam curso de capacitação ofertado ...
Três Lagoas é premiada no Congresso Nacional do CONASEMS por estratégia inovadora de va...
Prepare-se para o 2º Festival Gastronômico de Tilápia em Aparecida do Taboado
Prefeitura de Inocência realiza entrega de mobiliários permanentes e materiais médico-h...
Governo de MS reúne bancada federal para definir distribuição de emendas e projetos pri...
Três Lagoas é premiada no Congresso Nacional do CONASEMS por estratégia inovadora de va...